UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE KANDINSKY
O Projeto da Unidade Básica de Saúde Kandinsky procura subverter o padrão de conceito dos ambientes hospitalares comuns, através do uso de elementos como: cores vivas e psicologicamente estimulantes e formas não convencionais.
A setorização é baseada na divisão dos usos, de forma que no edifício de menor gabarito se concentre todas as atividades restritas a funcionários e no edifício cilíndrico o atendimento ao usuário é feito, mas a recepção e sala de espera funcionam como um ambiente intermediário e compõem o volume mais baixo.
Sua estrutura é feita em concreto, com pilares que marcam seu ritmo e também se fazem presentes nas elevações e fechamento em alvenaria. A edificação apresenta diversas referências, claras ou não, ao modernismo, como o mural inspirado nas obras do pintor Wassily Kandinsky que constitui as elevações, a rampa circular, da qual se tira partido, e as janelas em fita, que desta vez, são verticais.
A UBS Kandinsky faz parte do projeto urbanístico “Quadra Aberta Quitaúna”, que além de privilegiar a escala do pedestre e qualificar a região com elementos como áreas verdes e espelhos d’água, apresenta certo contraste entre cheios e vazios, com praças secas que conversam com o entorno.